portuguese > Tecnologia > Laser, o que é?

Laser, o que é?

Laser significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation e é um efeito físico através do qual podem ser produzidos feixes de luz reforçados. A palavra Laser não é apenas usada para este efeito de amplificação mas também para a fonte de luz.

Os raios Laser têm características que diferem bastante das clássicas fontes de luz como por exemplo as lâmpadas. Estas incluem:

  • um espectro de frequência muito estreita , o que significa que a luz tem apenas uma cor, ou seja, é monocromática
  • o paralelismo do feixe não permite que este aumente, mesmo em distâncias maiores
  • um grande comprimento de coerência.

Devido as estas caracteristicas existem muitas possibilidades de aplicação nas áreas industriais e de investigação. Elas variam de um indicador simples (por exemplo, um ponteiro laser para apresentações) até equipamentos para medição de distância, ferramentas de soldadura e corte como o bisturi a laser.

O feixe de laser serve, por exemplo, como uma fonte de calor para trabalhar materiais diferentes.

O Laser YAG é o mais adequado para o trabalho dos metais, plásticos e vidro. O seu comprimento de onda de 1064 nm absorve bem a luz e transfere esta em calor. O feixe de laser deixando as ditas ópticas de trabalho é guiado para a peça de trabalho por meio de um microscópio. O microscópio pode variar o ponto focal e a distância de trabalho.

O controle perfeito da energia do Laser e os efeitos sobre os materiais individuais permite mesmo a soldadura de metais diferentes. Os parâmetros de trabalho, como a energia de pulsação, duração da pulsação, frequência de pulsação e diâmetro de foco são ajustados diretamente nos controlos dos equipamentos Laser.

Ao realizar trabalhos de reparação com o laser, apenas o laser pulsado é utilizado. A contrapartida do laser pulsado é o laser de onda contínua.

Sistemas de trabalho a laser:

Um sistema de trabalho a laser é constituído pelos seguintes componentes principais:

  • Fonte do feixe laser
  • Sistema de controlo / Fonte de alimentação
  • Deflexão do raio
  • Ópticas de focagem
  • Alojamento de segurança do laser, eventualmente equipado com eixos mecânicos adicionais.