portuguese > Tecnologia > O que é a soldadura a Laser?

O que é a soldadura laser?

A soldadura a laser utiliza a energia do laser para como uma fonte de calor. A soldadura é levada a cabo por um laser pulsado. Aqui a peça de trabalho é posicionado sob o microscópio. Dependendo do material, dos danos e da função da peça de trabalho, o fio de soldar é selecionado pela sua adequabilidade de diâmetro e da liga. Na maioria dos casos o fio é posto à mão.

Apenas os lasers pulsados são utilizados quando a soldadura de reparao é feita à mão. Os chamados lasers de onda constante (CW) são usados apenas em ligação a peças ou ópticas controladas por CNC.

O diâmetro de foco na superfície da peça, a energia do pulso, a duração do pulso e a sua frequência são definidos como os parâmetros de trabalho mais eficientes. A parte a ser soldada é agora observada, com a ajuda de um ponto de mira (fios transversais) através da ocular. O material de enchimento, principalmente fio é então colocado sobre o local a ser soldado e o pulso do laser derrete o fio e o material de base abixo deste. O fio de soldadura a laser e o material de base, em seguida, unem-se como uma solda.

Dependendo do material de base, as características pretendidas e soldabilidade, existem diferentes tipos de material de enchimento entre 0,10 mm e 0,80 mm de diâmtero que podem ser utilizados.